WhatsApp pode ser obrigado a repassar mensagens para polícia britânica

WhatsApp

O governos dos Estados Unidos está negociando um acordo para que empresas como Facebook e WhatsApp entreguem mensagens de seus usuários para a polícia do Reino Unido. A medida deve valer quando isso for solicitado judicialmente.

De acordo com informações reveladas pela Bloomberg, o acordo deve ser fechado no próximo mês e pode virar uma arma contra empresas de tecnologia. Isso porque as autoridades querem ter acesso a qualquer mensagem para “desvendar crimes como pedofilia e terrorismo”.

O texto afirma que o pacto também vale para empresas britânicas que atuam nos EUA. Assim, promotores e serviços de segurança dos dois países poderão fazer pedidos de informações de usuários para um juiz, caso necessário.

Todos os termos do acordo estão sendo negociados dentro do conhecido “Cloud Act”, que também está sendo usado para convencer a Índia a abandonar a Huawei. Além disso, autoridades do Reino Unido pressionam empresas de tecnologia a criar a famosa “porta dos fundos”, algo que facilita o acesso as mensagens.

Procurado para comentar o assunto, o Facebook diz que se opõe a iniciativa dos países:

Não concordamos com tentativas governamentais de construir portas do fundo porque elas vão minar a privacidade e a segurança de nossos usuários em todos os lugares.

Facebook

Já o WhatsApp alegou que a sua criptografia de ponta a ponta impede que mensagens possam ser acessadas por terceiros. Por isso, mesmo que o acordo comece a valer, a empresa afirma que é praticamente impossível fornecer dados de seus usuários para as autoridades.

Fonte: Bloomberg